Viver é um desafio repleto de aprendizados. E boa parte da vida passamos na escola. Em determinado momento, a escola passa a ser a nossa segunda casa.
Esta jornada com muitas experiências, que de certa forma, se relacionam com os avanços tecnológicos e o excesso de tarefas (multitarefas), pode causar estresse e nos tornar mais susceptíveis a doenças físicas e emocionais. E essas doenças podem nos afastar das atividades escolares/acadêmicas, profissionais e de lazer.
Mindfulness ou “atenção plena” nos oferece um conjunto de práticas e ferramentas que treinam a capacidade de estar no momento presente, conscientes da nossa própria experiência em cada momento da vida, com uma atitude de aceitação, abertura, curiosidade, com reconhecimento e sem julgamento.
Educadores e os demais profissionais da educação quando mais atentos e presentes são capazes de gerenciar a sala de aula e a escola com decisões mais conscientes, assertivas e com menos estresse e sobrecarga. Assim como os estudantes podem ter um rendimento escolar mais satisfatório.
No ambiente escolar, as crianças e os adolescentes passam boa parte da sua história. Estudam, brincam, se relacionam com pessoas, um novo Universo se abre, mas crescer nem sempre é fácil.
Desde a infância, é preciso aprender a gerenciar as emoções diante das diferentes situações (agradáveis ou não) vivenciadas. A família e a escola assumem papéis importantes no desenvolvimento de cada criança no âmbito intelectual e emocional.
A adolescência considerada um período repleto de transformações físicas e emocionais somada as exigências acadêmicas, o excesso de atividades, as relações interpessoais e os estímulos tecnológicos incessantes pode culminar para um elevado nível de estresse, ansiedade, depressão, irritabilidade, dificuldade de concentração e consequente baixo rendimento escolar.
Os programas baseados em Mindfulness são ferramentas importantes e podem auxiliar em todo o processo de desenvolvimento pessoal e escolar das crianças e adolescentes.
Benefícios de Mindfulness para crianças e adolescentes:
- Redução da ansiedade e do estresse
- Mais atenção, concentração e melhor desempenho para os estudos
- Capacidade de autoregulação das emoções frente a situações desafiadoras, como: provas, apresentações e vestibulares
- Autoconsciência e consciência social
- Redução do bullying
- Desenvolvimento da empatia, gentileza e conexões humanas (aprendizado socioemocional)
- Maior capacidade de organizar rotinas e de lidar com os desafios e inquietudes de maneira mais segura e gentil
O alto nível de responsabilidade atribuído ao educador na função de ensino, gestão, coordenação, supervisão, direção e zelo pelo bem estar dos estudantes dentro e fora da sala de aula pode ser muito gratificante, mas também extremamente estressante.
A pressão inerente a estas atividades e aos demais desafios cotidianos, quando não bem administrados acabam por aumentar o estresse, a ansiedade, a intolerância e o desânimo.
Desta forma, faz–se necessário que um olhar atento e amoroso para aqueles que cuidam das crianças e dos adolescentes seja prioritário, e com isso, o desenvolvimento de habilidades para o gerenciamento das emoções e consequente melhora na qualidade de vida e nas relações interpessoais.
As intervenções baseadas em Mindfulness podem contribuir para que os educadores não desenvolvam um quadro de estresse crônico.
As práticas de Mindfulness podem ser grandes aliadas para:
- Reduzir o estresse, a ansiedade e o burnout
- Melhorar o desempenho ao desenvolver atividades profissionais e ao organizar a sala de aula
- Aumentar a resiliência e reduzir o absenteísmo
- Aumentar o foco e a atenção nas atividades diárias
- Aumentar a criatividade e a autoconsciência
- Promover mais empatia e favorecer as conexões humanas, reduzindo os conflitos no ambiente profissional
- Promover mais felicidade e satisfação no trabalho
Podemos levar este trabalho para a sua escola através de programas baseados em Mindfulness, Workshops, Cursos Intensivos e/ou Palestras.