Yogacharya Sri B.K.S.Iyengar nasceu na Índia em 1918 e faleceu no mesmo país em agosto de 2014.
Dedicou toda sua vida a prática e ao ensino do Yoga. Tornou-se conhecido mundialmente pela precisão de sua técnica, na qual o Yoga é um meio de integrar corpo, mente e inteligência.
A prática dos asanas (posturas) e pranayamas (exercícios respiratórios) levam o praticante para um estado de meditação na ação. Expande a consciência para as mais profundas e diversas partes do corpo promovendo força e flexibilidade e estabilidade para a mente.
O Iyengar Yoga, uma modalidade baseada nos ensinamentos do Hatha Yoga tradicional pode ser praticado em qualquer idade, Yoga para Todos, pois através do uso de acessórios/suportes, tais como: cadeiras, cintos, almofadões, blocos, kuruntas, mantas, dentre outros, o praticante desenvolve novas habilidades e aprende a superar suas próprias limitações. Destaca-se também, a importância do uso destes instrumentos na prática terapêutica.
As obras literárias deste Mestre têm sido publicadas em diversos países do mundo e sua técnica tema de pesquisas acadêmicos científicas.
Swami Kuvalyananda foi um dos grandes responsáveis pela divulgação do Yoga no mundo todo.
A prática baseada nos princípios básicos do Hatha Yoga, tais como: estabilidade, conforto e relaxamento é composta, principalmente, de asanas, pranayamas, kriyas e meditação.
Os asanas (posturas físicas) aumentam a consciência física e emocional para trabalhar flexibilidade, contração e relaxamento dos mais variados músculos do corpo humano.
Os pranayamas (exercícios respiratórios) envolvem a manipulação da respiração e aumentam a consciência da região peitoral e do abdomen.
Os Kryias são processos de purificação para eliminiar toxinas do corpo.
A meditação nos torna mais consciente de nossas inquietações mentais, as quais produzem sentimentos de medo, insegurança e estresse e nos auxilia a lidar com as adversidades do mundo moderno com mais tranquilidade.
Todos esses aspectos trazem ao corpo saúde, harmonia e um estado de equilíbrio.
Desta forma, através do trabalho científico de Swami Kuvalayananda, o Yoga tornou-se mais aceito e acessível nos campos da saúde e da cura.
O Yoga Nidra ou relaxamento profundo é uma técnica de prathayara, na qual as distrações da mente são contidas para permitir que ela relaxe. Pode ser considerado um sono dinâmico capaz de conduzir um importante estado de consciência entre o sono e a vigília.
Produz um excelente relaxamento para o corpo e mente e permite a sensação de bem estar e revigoramento físico e mental, fortalecendo a motivação e a vontade para as atividades cotidianas.
A prática é dividida em nove partes:
1) Transição dos sentidos externos para os internos
2) Sankalpa (resolução interior)
3) Rotação da consciência pelas partes do corpo
4) Sensação em pares de opostos
5) Consciência da respiração
6) Imagens rápidas
7) Histórias simbólicas
8) Sankalpa (resolução interior)
9) Transição dos sentidos internos para os externos
Através da prática do Yoga Nidra, não apenas relaxamos, mas reestruturamos e reformamos toda a nossa personalidade interior. Além de preparar a mente para a prática da meditação.
O segredo está na liberação das tensões, no relaxamento e na paz mental.