MINDFULNESS – CONCEITO E BENEFÍCIOS

Você já teve a sensação de dirigir para algum lugar e quando chegou não se lembrava o caminho percorrido? Ou já teve que reler as páginas de um livro, pois no mesmo instante, percebeu que leu e não entendeu nada? Já esteve no trabalho, pensando no que faria mais tarde, como ir ao mercado, buscar os filhos na escola ou pagar as contas da casa?

Mindfulness, traduzido para o português como “atenção plena”, pode ser definido como o estado de consciência e atenção ao momento presente em uma atitude aberta e não julgadora.

Baseado em um conjunto de técnicas ou exercícios (meditação Mindfulness), o programa de Mindfulness foi desenvolvido em um contexto universitário-científico e dissociado da religião ou misticismo, e pode ser adaptado a cultura de qualquer país com respaldo acadêmico.

Mas afinal, o que Mindfulness tem a ver com a nossa vida prática?

No mundo atual, parece que ser perfeito é ser uma pessoa multitarefas, extremamente produtiva e repleta de atividades. Entretanto, o que se tem observado é que esse processo nos conduz ao que chamamos de modo “piloto automático”, ou seja, ao realizarmos diversas tarefas ao mesmo tempo, perdemos o foco e executamos as atividades sem atenção. Então, se a nossa mente está o tempo todo distraída com muitos pensamentos, nos tornamos vulneráveis ao gasto de energia desnecessário, ao cansaço excessivo e consequentemente, ao estresse, a ansiedade e a depressão.

Pesquisas recentes mostram que a felicidade pode estar diretamente relacionada a estados de consciência no momento presente e Mindfulness é uma excelente ferramenta para nos guiar para este caminho.

Cultivar uma atitude mental Mindfulness nos induz a um estado de consciência e presença, o que torna nossas escolhas mais sábias e assertivas, e consequentemente a uma vida com mais qualidade e saúde.

APLICAÇÕES E BENEFÍCIOS

• Melhora da Saúde
• Aumento de Produtividade
• Bem estar e Qualidade de Vida
• Redução do Estresse e da Ansiedade
• Aumento da Atenção e Motivação para as atividades diárias e profissionais
• Aumento da Eficiência e Eficácia na tomada de decisões e Resolução de Conflitos
• Aumento da Assertividade
• Aprimoramento da criatividade na execução de tarefas
• Melhora dos relacionamentos interpessoais (trabalho em equipe) e intrapessoais dentro das Organizações