MINDFULNESS – CONCEITO E BENEFÍCIOS

Você já teve a sensação de dirigir para algum lugar e quando chegou não lembrava o caminho percorrido? Ou já teve que reler as páginas de um livro, pois no mesmo instante percebeu que leu, mas não lembrava de nada? Já esteve no trabalho, pensando no que aconteceu no dia anterior ou no que faria mais tarde, como ir ao mercado, buscar os filhos na escola ou pagar as contas da casa?

Parece que, na maioria das situações cotidianas, o corpo está presente, mas a mente envolvida com pensamentos que nem sempre condizem com a atividade desenvolvida naquele mesmo momento.

A conectividade permanente, a multitarefas, as transformações aceleradas e a sobrecarga de informações na vida pessoal e profissional nos induzem ao modo fazer conhecido como “piloto automático”. Neste modus operandi realizamos diversas tarefas ao mesmo tempo, perdemos o foco e executamos as atividades sem atenção. Então, a mente passa grande parte do tempo distraída com pensamentos, o que nos torna vulneráveis ao gasto desnecessário de energia, ao cansaço excessivo e consequentemente, ao estresse, a ansiedade e a depressão.

Mas afinal, como Mindfulness pode ajudar?

Mindfulness, traduzido para o português como “atenção plena” ou “consciência plena”, pode ser definido como o estado de consciência e atenção ao momento presente com uma atitude de abertura, curiosidade e não julgamento.

Pesquisas recentes mostram que a habilidade de atenção pode ser treinada e cultivada e que a felicidade pode estar diretamente relacionada a estados de consciência no momento presente. Desta forma, Mindfulness é uma excelente ferramenta para nos conduzir a este caminho com escolhas mais sábias e assertivas.

Baseado em um conjunto de técnicas e exercícios (“meditação Mindfulness”) as intervenções baseadas em Mindfulness tem sido desenvolvidas em um contexto universitário-científico e dissociadas da religião ou misticismo, e podem ser adaptadas a cultura de qualquer país com respaldo acadêmico.

BENEFÍCIOS BASEADOS EM EVIDÊNCIAS
  • Promoção da saúde
  • Redução dos sintomas de depressão e ansiedade
  • Redução do estresse e melhora na qualidade de vida
  • Melhora nos sintomas de dores crônicas
  • Melhora na qualidade do sono
  • Promove a autoregulação emocional e a autoconsciência
  • Melhora a atenção e a motivação para as atividades diárias e profissionais
  • Aprimora a criatividade na execução de tarefas
  • Melhora os relacionamentos interpessoais (trabalho em equipe) e intrapessoais dentro das Organizações

Quer saber mais sobre como praticar Mindfulness?